sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Dama Bete



Nascida em 1984 em Moçambique, Elizabet Oliveira também conhecida como Dama Bete, chega a Portugal com apenas 2 anos. É aqui que cresce, estuda, e apenas com 10 anos ganha o seu primeiro concurso de poesia. Aos 15 anos, percebe o que é o rap e lança-se numa aventura onde acaba como mestre-de-cerimónias numa cultura chamada hip-hop.
A primeira vez que pisa um palco é com o seu primeiro grupo de música, as Blacksystem, no IPJ do Oriente. Na altura com 16 anos. A duração do grupo é de apenas dois anos. Aos 18, Dama Bete, inicia a sua carreira a solo, e cria uma comunidade na Internet, a HipHop Ladies, como forma de expandir o hip-hop feminino. Cria mais tarde um novo conceito – as festas hip-hop ladies.
Começa a ganhar nome, tanto por levar o hip-hop feminino através das festas hip-hop ladies a diversas partes de Portugal, mas também pelos seus espectáculos a solo, onde é auxiliada por um DJ e por um coro Soul constituído pelos antigos elementos da Blacksystem.
Participa nos festivais de hip-hop do Estoril e de Oeiras e é convidada em 2005 para participar no festival Musidanças.No início de 2006, as suas variadas influências, fazem-na entrar na soundsystem MIAUMAU onde se torna toaster. Também neste ano assina pela editora FLC e agora encontra-se a gravar o seu primeiro álbum.


Cristiana

Sem comentários: